XILOGRAVURA

 

Livros e outras publicações não seriadas

 

 

Referência Assunto Onde encontrar No
BEZERRA, Sandra Nancy Ramos Freire. Oralidade, Memória e Tradição nas Narrativas de Assombrações na região do Cariri. Dissertação de mestrado em história. Fortaleza: UFC, 2011.  https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3015
BEZERRA, Sandra Nancy R. F. Arte e Patrimônio. (Coleção) (Fascículo 4) Fundação Demócrito Rocha: Fortaleza, 2020.
CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 11. ed. São Paulo: Global, 2002.   https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14651/1/2013_FlaviaMedeirosdeCarvalho.pdf
CARVALHO, Gilmar de. A xilogravura de Juazeiro do Norte. Fortaleza: IPHAN, 392p. 2014. https://pt.calameo.com/books/0002730276e0906abd6db
CARVALHO, Gilmar de. Memórias da xilogravura. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47536
CABRAL, Geovanni Gomes. Arte, História e Narrativa: a trajetória do poeta José da Costa Leite. Tese de Doutorado em História. Recife: UFPE, 2016.  https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17402/1/Tese%20Geovanni%20Cabral.pdf
CARVALHO, Gilmar de. (Org.). Padre Cícero, Cordel e Xilogravura. In: Onze vezes Joazeiro: Tributo a Ralph Della Cava. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011.  https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49995/1/2011_liv_fgccarvalho2.pdf
COSTELLA, Antônio. Introdução à Gravura e História da Xilografia. Editora Mantiqueira, Campos do Jordão, 1984. 
CARVALHO, Gilmar de. Artes da tradição. Mestres do povo. Fortaleza: Expressão Gráfica. UECE, 2005. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47448?mode=full
CARVALHO, Gilmar de. Memórias da Xilogravura. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47536
CARVALHO, Gilmar de. Desenho gráfico popular: catálogo de matrizes xilográficas de Juazeiro do Norte – Ceará. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros/USP, 2000. https://sites.usp.br/ieb/wp-content/uploads/sites/127/2016/07/04.-Desenho_grafico.pdf
CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Xilogravura: doze escritos na madeira. Fortaleza, CE: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Museu do Ceará, 2011. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47498
CARVALHO, Gilmar de. Madeira Matriz: cultura e memória. 1 ed. São Paulo: Annablume, 1998.
CARVALHO, Gilmar de. Xilogravura: os percursos da criação popular. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, nº 39, 1995. https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72075
CHARTIER, Roger. Imagens. In: BURGUIÈRE, André. (Org.) Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1993. 
CORDEIRO, Domingos Sávio. Um Beato Líder: Narrativas memoráveis do Caldeirão. 2.ed. Rio de Janeiro: Mundo das Ideias, 2013. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10199
DEBS, Sylvie. Cinema e cordel: jogos de espelhos. Fortaleza: Interarte Editora, 2014.
DINIZ, Tereza Cândida Alves. O “segredo da multiplicação dos pães e dos peixes”: imagem de resistência numa perspectiva histórica. XVII Encontro Estadual de História – ANPUH-PB – I Encontro Estadual do PIBID em História. Guarabira, jul. 2016. 
FRANKLIN, Jeová. Xilogravura popular na literatura de cordel. Brasília: LGE, 2007. https://usp.br/portaldocordel/autor.php?cod=14034
FRANKLIN, Jeová. A Xilogravura Nordestina. Brasília, Livro Artesanal, 2002.
GRANGEIRO, Cláudia Rejanne Pinheiro. O Discurso Religioso na Literatura de Cordel de Juazeiro do Norte. Crato: A Província Edições, 2002.
HATA, Luli. O cordel das feiras as galeria. Dissertação de Mestrado em Teoria Literária. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1999.  https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/CordeldasFeiras.htm
HOUTART, François. Mercado e Religião. São Paulo: Cia dos Livros, 2002.
IGLESIAS, Maria Lúcia Diaz. Xilogravura Popular Brasileira: Iconografia e Edição. Dissertação de Mestrado em Comunicações, Jornalismo e Editoração. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1992
KNAUSS, Paulo. No domínio dos acervos: história e as práticas do olhar. Revista Maracanan, publicação dos docentes do PPGH-UERJ, vol. 12, n.14, jan/jun,2016.  https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/20856
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: C/Arte, 2009. https://revistas.ufpr.br/campos/article/download/20263/13413
LIMA, Marinalva Vilar de. Narradores do Padre Cícero: do auditório à bancada. Fortaleza: UFC/Casa de José de Alencar, 2000.
MELO, Rosilene Alves de. Arcanos do Verso: Trajetória da Tipografia São Francisco em Juazeiro do Norte – 1926-1982. Dissertação de mestrado. Fortaleza: UFC, 2003. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44617
MELO, Rosilene Alves de. Imagens condensadas: arte, memória e imaginação em Juazeiro do Norte. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2013
MELO, Rosilene Alves de. Remangicizando o Cariri: as imagens e o mundo de Stênio Diniz. I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: Pensar o passado em tempos de Extremismos e Exclusões. Crato, out.2013
MENESES, Ulpiano T.B. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In CARDOSO, Ciro F.S & VAINFAS, Ronaldo. (Orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MARANHÃO, Liêdo de Souza. O folheto popular: sua capa e seus ilustradores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1981.
MAXADO, Franklin. Cordel: xilogravura e ilustrações. Rio de Janeiro: Codecri, 1982. 
MINISTÉRIO DA CULTURA. 7 brasileiros e seu universo: artes, ofícios, origens e permanências. Brasília, DF, 1974. 
NEVES, Luiz Felipe Baêta. Noção de “arte popular” – uma crítica antropológica. In: Brasil. www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9783. 
ORTIZ, Renato. Românticos e Folcloristas: cultura popular. São Paulo – SP: Olho D’água, 1992. https://pt.scribd.com/document/393952220/Ortiz-Romanticos-e-Folcloristas-pdf
PAZ, Renata Marinho. Para onde sopra o vento: a Igreja Católica e as romarias de Juazeiro do Norte. 1.ed. Fortaleza, 2011.
QUEIROZ, Jeová Franklin de. A xilogravura nordestina. (Coleção Cartilha da Cultura popular, 2) Produção artesanal. Brasília, 2002.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. O meio do mundo: territórios do sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. 2000. 350f. Tese (Doutorado em História). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2000. https://prppg.ufc.br/pt/leufc/ciencias-humanas/o-meio-do-mundo-territorio-sagrado-em-juazeiro-do-padre-cicero/
RAMOS,Francisco Regis Lopes. Juazeiro e Caldeirão: espaços de sagrado e profano. In: Uma nova história do Ceará. SOUZA, S. de. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007.
SILVA. Maria do Rosário da. Histórias Escritas na Madeira: J. Borges entre folhetos e xilogravuras na década de 1970. Tese de Doutorado em História. Recife: UFPE, 2015.  https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15493
SOBREIRA, Geová. Xilógrafos do Juazeiro. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1984. 
TEMÓTEO, Jurandy. A xilogravura de Walderêdo Gonçalves no contexto da cultura popular do Cariri. Crato: A Província, 2002. https://usp.br/portaldocordel/obra.php?cod=53151&s=cordel
TERRA, Ruth Brito Lemos. Memória de luta: literatura de folhetos do Nordeste (1893-1930). São Paulo: Global, 1983.
TIRAPELI, Percival. Arte popular e erudita. In: Arte popular Séculos 20 e 21. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
VILHENA, Luiz Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro (1947- 1964) Rio de Janeiro: Funarte, FGV, 1997. https://www.scielo.br/j/mana/a/HKh4Kbn6VgM36M95dxZTfKP/?lang=pt
VITORIANO, Germana Coelho. A invenção da arte popular em Juazeiro do Norte. Dissertação de mestrado em História. Fortaleza: UFC, 2004.  https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47990

Publicações seriadas

Referência Assunto Onde encontrar No
BAXANDALL, Michel. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Oficina das Artes, v. 6. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4406120/mod_resource/content/1/baxandal_.pdf
LOUREIRO, Clarisse. A importância das capas na simbolização da literatura de cordel ao longo da história. Revista de Letras, Artes e Comunicação. Blumenau, v 4, n.3, set/dez.2010. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2900
RAMOS, Everardo.  Do mercado ao museu: a legitimação artística da gravura popular. Visualidades (UFG), Goiânia, v. 8, 2010.  http://www.revistas.ufg.br/index.php/VISUAL/article/view/18209/10865