Comitê Científico e Cultural

 

Alemberg Quindins


Representante Titular do Sistema Fecomércio Ceará / SESC CE

Mini Currículo: Pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata e criou em 1992, junto com a sua companheira Rosiane Limaverde, a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri em 1992 na cidade de Nova Olinda, Ceará. Atuou como consultor do UNICEF, para a orientação da criação de assentamentos dos sem terra no Ceará e no Rio Grande do Norte e do o projeto Vez da Voz com a implantação de irradiadoras voltadas a crianças e adolescentes, além de rádios escolas em várias cidades do Ceará. Criador da rede de jovens comunicadores da língua portuguesa na África (Moçambique e Angola) gerando mais de 30 programas infantis “de criança para criança” para o fortalecimento das ações de protagonismo juvenil e o intercâmbio entre os países pares. Consultor do Projeto Rumos do Itaú Cultural de música. Foi gerente de cultura do SESC Rio de Janeiro (2018) e atualmente é assessor de relações institucionais do SESC Ceara. Foi professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2017 – 2019) e é professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio – CEAACP da Universidade de Coimbra – Portugal.

Ana Paula Amedoeira


E-Mail: anamendoeira@hotmail.com

paula.amendoeira@cultura-alentejo.gov.pt

Telefone:

Mini currículo: Mestre em Recuperação do Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Foi eleita em 2011 presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal. Desde 2012 é investigadora na Universidade de Coimbra, foi assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Patrimônio, e entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz. Atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

Antônio G. R. Nogueira


E-mail: antonioantonio@uol.com.br

Telefone: (85) 3366-7738

Mini Currículo: Atualmente é professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará e docente do PROFHistória, no pólo coordenado pela UFC.Realizou Pós – doutorado no Centro de Investigação em Antropologia-CRIA, Universidade Nova de Lisboa – UNL e no Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo-USP (2017-2018). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Foi professor da PUC-SP de 2004 a 2006. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC (2011-2013). Tem experiência na área de História do Brasil com ênfase nos seguintes temas: historiografia, políticas culturais, patrimônio cultural, memória e cultura. Prêmio Silvio Romero 2004. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC/CNPQ. Coordenador do GT História e Patrimônio Cultural (ANPUH – Brasil). 

Artur Agostinho Sá


E-mail: asa@utad.pt

Telefone: +351 916670662

Mini Currículo: Professor Associado com tenure de Geodinâmica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a atividade científica focada na Estratigrafia e Paleontologia do Paleozóico inferior do SW da Europa e do N de África e também sobre Patrimônio Geológico, Geoconservação e Geoparques. Neste último tema, desenvolveu na última década muitas iniciativas e atividades de pesquisa, focadas no desenvolvimento global associado aos territórios classificados como Geoparques Mundiais da UNESCO. Foi responsável pela candidatura do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e corresponsável pela candidatura do “Terras de Cavaleiros” Geoparque Mundial da UNESCO. Atualmente desempenha as funções de Coordenador da Cátedra UNESCO em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudável” na UTAD. É Presidente do Comitê Português do Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP-UNESCO). É Membro do Comitê Consultivo da Rede Européia de Geoparques para o biênio 2015-2017; É Membro da Comissão de Coordenação da Rede Européia de Geoparques desde 2009 e Membro do Fórum Português de Geoparques desde 2012; Membro dos Conselhos Científicos dos Geoparques Mundiais da UNESCO Arouca e Terras de Cavaleiros (Portugal) e Molina y Alto Tajo (Espanha). Vogal com direito de voto da Subcomissão Internacional do Sistema Ordoviciano (ICS-IUGS). Membro do Conselho Pedagógico da Escola da Vida e Ciências Ambientais da UTAD; Coordenador do curso de Doutoramento em Geologia na UTAD; Coordenador na UTAD do Curso de Mestrado Erasmus/Mundus em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre. Coordenador do curso de 1º ciclo em Biologia e Geologia da UTAD.

Asmae Bouaouinate


E-mail: a.bouaouinate@gmail.com / ceaacp@uc.pt

Telefone: +351 239 247 550

Mini Currículo: Professora de Geografia do Turismo, Universidade Hassan II – Casablanca. Lalla Nezha High School (1998 Marrocos); Bacharel em Turismo (2002 – Instituto Superior Internacional de Turismo, Tanger, Marrocos); Mestra em Geografia (2005- Universidade Mohamed V, Rabat, Marrocos); Doutora em Geografia (2009 – Universidade de Bayreuth, Alemanha). Faculté des Lettres et des Sciences Humaines. Mohammedia – Marrocos.

Aziz Bentaleb


E-mail: bentalebaziz@yahoo.fr

Telefone: 0537278444

Mini Currículo: Professor de ensino superior no Centre des Etudes Historiques et Environnementales – CEHE pelo L’Institut Royal de la Culture Amazighe – IRCAM. Diretor do Centre International de développement durable des oasis et des montagnes ERSG/SDDOM. (Rabat – Marrocos). 

Bernarda Delgado Elías

E- Mail: bernardadelgado@yahoo.es

Telefone: (074) 507989 / +51 979 265 246

Mini Currículo: Arqueóloga, Escritora e Gestora Cultural; Diretora do Museu Nacional do Sitio de Tucume – Peru; Arqueóloga pela Universidad Nacional de Trujillo – UNT; Cidades Sustentaveis pela Univerdidad de Piura; Diplomada em Pedagogia de Museus e Gestão Cultural pela Pontifícia Universidade Catolica del Peru – PUCP. Conseguiu inserir os conteúdos do programa pedagógico do museu de Túcume (Lambayeque), na formação formal do currículo nacional nos centros educativos da cidade, procurando, além disso, um uso público responsável do patrimônio histórico da cidade. Promove a conservação e o uso sustentável, fortalecendo os sentimentos de identidade cultural e intercultural da comunidade local, tornando o museu um espaço público de vital importância.

Carlos Alberto Etchervarne


E- Mail: etchevarnebahia@gmail.com

Telefone: (71) 32354635 – + 55 71 91922383

Mini Currículo: Doutor em Quaternaire, Geologie et Pré-Histoire pelo Museum National D’ Histoire Naturelle, Paris. Professor Titular de Arqueologia na Universidade Federal da Bahia. Professor das Pós-Graduações em Arqueologia da UFRB, de UFPE e de PPG em Museologia da UFBA. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. Coordenador do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA/CNPQ), com estudos focados em arqueologia baiana do período pré-colonial (especialmente em arte rupestre) e do colonial, com ênfase em cidades.

Cristina Souza S. Maseda


E- Mail: faleconosco@casadaculturaparaty.org.br

Telefone: +55 24 3371-2800

Mini Currículo: Superintendente Executiva da Casa da Cultura de Paraty – RJ; Sócia Presidente da Associação Paraty Cultural. Protagonista na candidatura e conquista da cidade de Paraty ao titulo de Patrimônio Mundial.

Dane de Jade

Mini Currículo: Natural do Crato – Ceará, atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e gestora cultural. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, cursou também arte-educação na URCA, pós-graduação em Gestão Estratégica nas Organizações de Terceiro Setor na Universidade Estadual do Ceará – UECE e Doutoranda em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra em Portugal. Dirigiu o Departamento de Promoção, Difusão e Ação Sócio-Cultural da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho em Crato-CE, fomentou a criação e gerenciou o Programa Cultura do SESC Ceará por 14 anos, onde desenvolveu e coordenou, entre outros projetos, a Mostra SESC Cariri de Culturas.

Espedito Seleiro

 

Telefone: 88 3546-1432 / 88-992942195

Mini Currículo: Espedito Seleiro é mestre da cultura, reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O mestre produz calçados, bolsas, chapéus, carteiras, bancos, poltronas, além das selas, gibões e outros elementos da cultura vaqueira. O artesanato é feito com couro de cabra, pelica e camurça compradas em diversas cidades do Nordeste. Suas peças são vendidas em outros estados e exportadas para outros países. Fundou a Oficina Escola Espedito Seleiro que passa para os mais jovens além do ofício, a percepção de que esse saber-fazer é parte de uma cultura, de um modo de viver que está vivo, e pode seguir vivo dentro de cada um.

Fabiano dos Santos Piúba

Mini Currículo: Atual secretário da Cultura do Estado do Ceará é Gestor cultural, poeta, compositor e escritor autor de livros de literatura infantil. Historiador e Doutor em Educação pela UFC, Mestre em História pela PUC-SP. 

Gilberto Gil

 

Mini Currículo: Considerado um dos maiores nomes da cultura brasileira, Gilberto Gil é cantor, compositor, instrumentista, produtor e político. Formado em Administração pela Universidade da Bahia. Presidiu a Fundação Gregório Matos (Salvador – BA) em meados de 1980 promovendo ações voltadas a preservação e promoção da historia de salvador e das manifestações culturais afro-brasileiras. Foi eleito vereador em Salvador, em 1988. Nomeado em 1999, “Artista pela Paz”, pela UNESCO; Atuou como embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Foi ministro da Cultura entre 2003 e 2008 fortalecendo a valorização da diversidade cultural brasileira bem como o fortalecimento do IPHAN.

Guel Arraes


E-mail: guelarraesalencar@gmail.com

Mini Currículo: É um cineasta e diretor de televisão brasileiro. Até 2018, atuou como diretor de dramaturgia semanal da Rede Globo, sendo portanto o responsável por todos os seriados e minisséries exibidas pela emissora. Desde então, continua contribuindo, escrevendo e dirigindo projetos para a casa.

Heitor Feitosa Macêdo


Mini Currículo: Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2012). Advogado. Especialista em Direito Penal e Criminologia. Especialista em Arqueologia Social Inclusiva. Autor do Livro Sertões do Nordeste: Inhamuns e Cariris Novos. Ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE. Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Crato-CE. Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/Crato-CE. Ex-presidente do Instituto Cultural do Cariri – ICC. Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.  Membro do Comitê de Acompanhamento Cultural para estudo e planejamento de repasses dos recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do Município de Crato – CE.

 

José Luís Palácio Prieto


E-mail: palácio@unam.mx

Telefone: +5234332499

Mini Currículo: Licenciatura em Geografía, Colegio de Geografía, Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, 1975- 1979. Teses: “El relieve, el suelo y la vegetación como factores que influyen en la erosión hídrica superficial en la cuenca del río Tizar”, Março de 1980. Chefe do Departamento de Geografia Física do Instituto de Geografia da UNAM – 1993 a 1997. Diretor do Instituto de Geografia de 1997 a 2004 (Principais linhas de pesquisa, Geomorfologia; Ordenamento Territorial; Mudança de uso do solo e vegetação; Sistemas de Informação Geográfica e Percepção Remota; Geoparques).

José Patrício Pereira Melo

Mini Currículo: Professor Efetivo Associado da Universidade Regional do Cariri – URCA. Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (1998) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2007). Doutor em Direito Econômico e Socioambiental do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Curitiba. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais – GEDHUF da URCA. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Socioambiental, Direito Indígena, Direitos Fundamentais e efetividade, Direito das Famílias e Meio Ambiente. Reitor da URCA (www.urca.br), eleito pela comunidade acadêmica para o mandato de 2015-2019. Atualmente é Coordenador do Setor de Cultura do Araripe UNESCO Global Geopark. Especialista da UNESCO para o Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO. Coordenador da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe. Membro da Direitoria da Rede Global de Geoparks – GGN, representando a América Latina. 

Juca Ferreira

Mini Currículo: Sociólogo, Ambientalista e Político foi duas vezes Ministro da Cultura, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e de Belo Horizonte. Duas vezes vereador e Secretário de Meio Ambiente em Salvador. Embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana. Dedicou sua trajetória profissional à vida política e às ações culturais e ambientais. Foi líder estudantil secundarista e, em 1968, chegou a ser eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Estudou Línguas Latinas na Universidade de Estocolmo, na Suécia, e Ciências Sociais na Universidade Paris 1 – Sorbonne, na França, onde se formou; Trabalhou como assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e desenvolveu diversos projetos na área da Cultura. Em 2003 assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Cultura; Em agosto de 2008 assumiu o cargo de Ministro de Estado da Cultura, empossado no dia 28 de agosto; Entre 2013 e 2014, foi Secretário de Cultura do Município de São Paulo; Dezembro de 2014 assume o segundo mandato como Ministro da Cultura. Foi representante da sociedade civil da Agenda XXI Nacional e integrou o grupo de elaboração da Agenda XXI da Cultura (Barcelona, 2004)

 

Jurema de Sousa Machado

 

E-mail: jurema.machado@ufrb.edu.br

Telefone: (061) 2106-3541

Mini Currículo: Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Consultora na área de patrimônio e gestão urbana. Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN – 2012-16. Coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO no Brasil – 2002-12. Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG – 1995-98. Coordenadora de projetos urbanísticos e planejamento em áreas tombadas em Belo Horizonte (MG) -1989-92 e em Ouro Preto (MG) 1993-94. Urbanista do Plambel- Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte -1980-88

Luiz Gastão Bittencourt

 

E-mail: contato@fecomercio-ce.com.br

Telefone: (85) 3270.4250

Mini Currículo: Graduado em Gestão Comercial, é empresário do setor de serviços, atuando em empresas de asseio, conservação, segurança e administração presidiária. No momento, é presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do SESC (Serviço Social do Comércio) e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Ipdc (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará), entidades que compõem o Sistema Fecomércio-CE. Em âmbito nacional, é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e membro dos Conselhos da FEBRAC (Federação Brasileira das Empresas de Asseio e Conservação) e dos Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac.

Marcelo Resenbaum

 

E-Mail: contato@rosenbaum.com.br/escritorio

Telefone: (11) 3086-6383

Mini Currículo: Designer, atua há mais de 20 anos como diretor da Rosenbaum, escritório de design onde a memória cultural, a tradição e a inclusão do ser humano desempenham um importante papel no processo criativo. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores de brasilidade. Ministrante de palestras para diferentes mercados profissionais, idealizador e diretor artístico do projeto “A Gente Transforma”, já realizou edições desta proposta nas comunidades de Várzea Queimada no Piauí, Yawanawá no Acre e no Parque Santo Antônio em São Paulo – Brasil.

Maria da Conceição Lage


E-Mail: meneses.lage@gmail.com

Telefone: +55 86 81462256 / (86) 32155843

Mini Currículo: Doutora em Arqueologia Antropologia Etnologia – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1987/1990). Mestra em Arqueologia (Diplome D’études Aprofondés) – Université de Paris I Panthéon Sorbonne (1986/1987). Especializada em Arqueologia pela UFPI (1983/1984), e Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) pelas Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980), São Paulo – São Paulo, É pesquisadora e conselheira científica da Fundação Museu do Homem Americano (desde 1986) e professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre, atuando principalmente nos seguintes temas: análise químico-mineralógica de pigmentos pré-históricos e depósitos de alteração, intervenção de conservação de sítios arqueológicos, reconstituição de dieta alimentar através da análise química de ossadas humanas pré-históricas, análises de paleosedimentos objetivando identificar marcadores químicos de antigas ocupações humanas, exames e análises de microvestígios arqueológicos, etc. Presidiu a comissão que criou na UFPI a graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, sendo sua primeira coordenadora. Chefe do curso de Graduação em Arqueologia da UFPI de setembro de 2011 a março de 2013. Sub-chefe da Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI. Diretora do Centro de Ciências da Natureza de março de 2013 a março de 2017. Representante do CA de Arqueologia no triênio novembro 2010 a novembro de 2013. Presidente da Associação Brasileira de Arte Rupestre – ABAR por dois mandatos, de Agosto de 2012 a agosto de 2014; e reconduzida por mais dois anos (2014-2016). Membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Química e em Arqueologia. Lidera o grupo de Pesquisa Arqueometria cadastrado no CNPq desde 1991.

Maria da Conceição Lopes


E-mail: conlopes@gmail.com
Telefone: +351 919 453 543

Mini Currículo: Licenciada em História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra (1984); Diplôme d’Études Approfondies (DEA) – Histoire Ancienne – Université de Bordeaux III (1987); Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992; doutorado em Arqueologia pela Universidade de Coimbra (2000 ); Agregação pela Universidade de Coimbra (2019) Atualmente é professora Auxiliar com Agregação da Universidade de Coimbra (espera publicação em DR do grau de Associada que passou em concurso público); Coordenadora Científica do Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património ( FCT UI&D 281 (desde 2002); Membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra (desde 2020); Membro da Comissão Científica do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (desde 2010). Professora no curso de Arqueologia Social Inclusiva da Universidade Regional do Cariri – URCA e Fundação Casa Grande.

Oswaldo Barroso

Mini Currículo: Oswald Barroso nasceu em Fortaleza na Casa de Saúde São Raimundo, no dia 23 de dezembro de 1947. É filho do poeta, jornalista e professor Antônio Girão Barroso e de dona Alba Cavalcante Barroso. É graduado em Comunicação Social, além de Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Graduação em Gestão Cultural pela ANFIAC/Paris e Pós Doutorado em Teatro, na UniRio. Foi diretor do Departamento de Ativação Cultural da Secult – CE (1986-1988), do Teatro José de Alencar (1989 – 1991), do Teatro da Boca Rica (1998 – 2004) e do Museu da Imagem e do Som – Ceará (1998 – 2002). Publicou vinte e cinco livros, que incluem artigos, biografias, poesia, textos para teatro, reportagens, estudos e organização de antologia, textos e estudos sobre cultura popular. Em sua obra destacam-se as seguintes publicações: Almanaque Poético de uma Cidade do Interior (1982), Reis de Congo – Teatro Popular Tradicional (1997), Memória do Caminho (2006), Dormir Talvez Sonhar (2007) e Entre Ritos, Risos e Batalhas (2011). Além disso, escreveu vinte textos para teatro, dentre eles: A Irmandade da Santa Cruz do Deserto (1987), A Comédia do Boi (1995), Corpo Místico (1997), Auto do Caldeirão (2004) e A Farsa do Diabo que queria ser gente (2011).

Renato Casimiro


E-mail: renatocasimiro@terra.com.br

Telefone: +55 88 9794-1113

Mini Currículo: Graduado em Química Industrial e Engenharia Química, (Escola de Engenharia, UFC, 1968-1972). Especialista em Educação (UFC, 1976); Doutor em Ciências dos Alimentos (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP, 1984). Professor Adjunto da UNIFOR (1973-1976), Instrutor do SENAI–Certrem, Fortaleza (1985-1990) e Professor aposentado da UFC (Centro de Ciências / Centro de Ciências Agrárias (1973-2005). Foi consultor técnico nas áreas de Microbiologia, Tecnologia de Alimentos, Biotecnologia e Meio Ambiente. Integrou a equipe de Gestão da Qualidade e de Desenvolvimento do Grupo M. Dias Branco (produção de farinhas, biscoitos, massas, margarinas, cremes e gorduras especiais, em diversas fábricas pelo país, entre as regiões Sul, Sudeste e Nordeste (1984-2007). Trabalhou, como consultor, em diversas empresas nas áreas de Alimentos e Bebidas assistidas pelo SEBRAE, BNB, NUTEC e FINEP. Desde 1963 é dedicado a estudos e pesquisas sobre a história e a cultura de Juazeiro do Norte e a vida do Padre Cícero Romão Baptista. Membro Titular do Instituto Cultural do Vale Caririense, e seu presidente (1987-1992 e 2015-2016), atualmente é secretário da Instituição. Pertenceu ao Conselho Editorial do Jornal do Cariri (1997/99). Foi Diretor Cultural da Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte (AFAJ), em Fortaleza, (2002-2016). Foi Membro da Comissão Diocesana de Estudos para a Reabilitação Histórico-Eclesial do Padre Cícero (2002-2005). Presidiu a Fundação Memorial Padre Cícero (2009-2010). Foi membro da Comissão do Centenário da Imprensa de Juazeiro do Norte (2011). Foi membro da Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte e presidiu o Conselho Editorial da Coleção do Centenário (2010-2011). É fundador e Membro Titular da Academia Cearense de Química, ocupante da Cadeira nº 19, Fortaleza, desde 2009. Foi professor da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), de 2014 a 2020, nos cursos de Nutrição, Farmácia, Gastronomia, Arquitetura e Urbanismo, também coordenou as áreas acadêmicas de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, pelo UniJuazeiro, em 2020.

 

Ronaldo Correia de Brito

 

Assessoria de imprensa: Felipe Maciel (felipe.maciel@companhiadasletras.com.br)

Assessoria de eventos: Max Santos (max.santos@companhiadasletras.com.br)

Mini Currículo: é escritor e Médico, nasceu em Saboeiro, Ceará, em 2 de julho de 1951. Foi escritor residente da Universidade de Berkley (Califórnia), participou de diversos eventos internacionais, como a Feira do Livro de Bogotá, o Festival Internacional de Literatura de Buenos Aires, o Salon du Livre de Paris e a Feira do Livro de Frankfurt. Sua carreira artística envolve as mais diferentes linguagens, como literatura, teatro e música. São de sua autoria O baile do menino deus (teatro), Lua Cambará (disco), Faca (livro de contos), Galiléia (Prêmio São Paulo de Literatura), Estive lá fora (romance) e O amor das sombras (contos).

 

Rosemberg Cariry

Mini Currículo: Antônio Rosemberg de Moura, publicamente mais conhecido como Rosemberg Cariry (Farias Brito, 4 de Agosto de 1953), é um cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense nascido no município de Farias Brito na região do cariri cearense. Desde sua infância as tradições populares e religiosas locais não só o influenciavam, mas também o marcariam profundamente através de relatos e testemunhos dos seus avós. Por esse motivo, consciente que essa cultura popular aos poucos ia desaparecendo como o contato com a modernidade, decidiu dedicar numerosos estudos, pesquisas, publicações, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção a tradições nordestinas.Desde os anos 70 teve uma participação importante nos movimentos artísticos do Crato, lançando a revista Nação Cariri, (de onde se originou seu pseudônimo). Nesta revista cultural, conjugava as influências da cultura popular regional com as de uma cultura humanista clássica, adquirida no Seminário dos Padres Franciscanos do Juazeiro do Norte, depois na Universidade de Fortaleza , onde fez estudos de Filosofia. Essas influências, que já haviam marcado a sua poesia, suas produções musicais e ensaios, encontrarão no cinema uma forma de expressão sintética.

Susana Goméz Martinez


E-Mail: sgm@uevora.pt / geral@dhis.uevora.pt

Telefone: +351 266 740 800

Mini Currículo: Susana Gómez Martínez licenciou-se em Geografia e História pela Universidad Complutense de Madrid em 1990. Doutora pela Universidad Complutense de Madrid (2004) é investigadora do Campo Arqueológico de Mértola desde 1992 e professora da Universidade de Évora desde 2019. Foi bolsista da FCT de doutoramento (1997-2000) e de pós-doutoramento do projeto europeu “MERCATOR – Route des Merchands, Ville des Marchés en Méditerranée” (2001-2009), e investigadora do Programa Ciência 2008 da FCT na Universidade de Coimbra (2009-2014). Dedica a sua investigação à história e arqueologia medievais e modernas, com especial incidência na cerâmica islâmica, e ao Património Cultural. e obteve o título de Doutor em 2004 pela mesma Universidade. Desde 1992 é investigadora do Campo Arqueológico de Mértola (CAM). Foi professora auxiliar convidada nas Universidades do Algarve, Évora, Lisboa e Huelva (Espanha). Desde 2019 é professora auxiliar da Universidade de Évora onde leciona disciplinas na área da arqueologia em cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É investigadora integrada do CEAACP – Pólo do Campo Arqueológico de Mértola e colabora com outros Centros de Investigação de Portugal e Espanha, nomeadamente com o CIDEHUS e o Laboratório Hércules. É autora de más de 150 títulos, editora de 14 monografias e da revista Arqueologia Medieval. É membro da Comissão Editorial Internacional de várias revistas em Portugal e Espanha. Participa do Projeto Estratégico do CEAACP, no qual coordena o Grupo de Estudo da Cerâmica Islâmica do Gharb al-Andalus (CIGA); “Alcáçova de Mértola: buildings, space and function from Late Antiquity to the Christian Reconquist” e “Reassessment of European mitochondrial DNA diversity: present and past distributions of female lineages”. É membro da Direção do Campo Arqueológico de Mértola, Vocal de Relaciones Públicas da Junta Directiva de la Asociación Española de Arqueología Medieval e Vice-presidente do Comité Científico da Association Internationale pour l’Etude des Céramiques Médiévales et Modernes en Méditerranée (AIECM3).

 

Thiago Santana

 

Mini Currículo: Fotógrafo. Estuda engenharia mecânica na Universidade Federal do Ceará (UFCE), em Fortaleza, mas não conclui o curso. Em 1986, participa da oficina ministrada por Stefania Bril na 5ª Semana Nacional de Fotografia de Curitiba e, no ano seguinte, da oficina oferecida por Claudio Feijó na 6ª Semana Nacional de Fotografia, em Ouro Preto, Minas Gerais. Atua como profissional desde 1989 nas áreas de fotojornalismo e documentação. Em Fortaleza, coordena a 1ª e a 2ª Semana de Fotografia do Ceará, em 1989 e 1990, e, em 1993, participa da criação do grupo Dependentes da Luz. Em seguida, funda com Celso Oliveira a editora e fotoarquivo Tempo d’Imagem. Seu trabalho documental se concentra nas tradições culturais e nas festas populares do Nordeste, dedicado, sobretudo ao registro da peregrinação de fiéis a Juazeiro do Norte, Ceará. Em 1994, é contemplado com a Bolsa Vitae de Artes, para a conclusão do ensaio Benditos, que dá origem ao livro homônimo, lançado em 2001, e à sua primeira mostra individual, realizada no Sesc Pompéia, em São Paulo. Em 1995, recebe o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte). No fim da década de 1990, com Celso Oliveira, Antonio Augusto Fontes, Ed Viggiani e Elza Lima, desenvolve o projeto Brasil sem Fronteiras, documentação das cidades fronteiriças do oeste do país. Santana vive entre Fortaleza e Rio de Janeiro, onde mantém uma filial da editora Tempo d’Imagem.

Weber Andrade Girão e Silva


E-mail: weber@aquasis.org

Telefone: (88) 9999-8457

Mini Currículo: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Coordenador da Lista de Aves do Inventário da Fauna do Ceará. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de aves, ornitologia nordestina e no Ceará. Membro Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), em 2013 criou e Coordena o Projeto Soldadinho-do-Araripe, tendo como foco principal desenvolver ações para combater a iminente ameaça de extinção à espécie (única ave endêmica (exclusiva) do Ceará, sendo encontrada somente no ambiente da Chapada do Araripe). 

Xico Sá


Mini Currículo: Jornalista e escritor brasileiro. Começou a carreira no Recife e foi colunista do jornal Folha de S. Paulo, no qual mantinha um blog diário no site folha.com. Fez parte da bancada do programa Cartão Verde da TV Cultura, junto com o jornalista Victor Birner, o apresentador Vladir Lemos e o ex-futebolista Sócrates. Integrou também parte da bancada do Saia Justa, programa exibido pelo canal a cabo GNT e capitaneado por Mônica Waldvogel. Atualmente, participa do programa Amor e Sexo da Rede Globo. Faz parte do programa Papo de Segunda, no GNT, com Marcelo TasJoão Vicente de Castro e Leo Jaime, além de contribuir semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais. É parceiro musical do grupo Mundo Livre S/A.

 

 

Decreto 34.185 de 03 de Agosto de 2021 que cria o Conselho Científico e Cultural da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade