Candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade: apresentação da pesquisa para dossiê é apresentada em evento em Nova Olinda

 

A apresentação da pesquisa que compõe o dossiê para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade marcou o segundo dia do evento “Chapada Cultural do Araripe – Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo”, realizado na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda de 3 a 5 de junho. A atividade fez parte da Oficina do Grupo de Trabalho (GT) da Candidatura da Chapada do Araripe, com a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Candice Ballester.

Os professores Patrício Melo (Coordenador do Grupo de Pesquisa Dossiê de Candidatura da Chapada do Araripe) e Conceição Lopes (Coordenadora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciência do Patrimônio da Universidade de Coimbra, Portugal, e consultora científica do Dossiê de Candidatura da Chapada do Araripe Patrimônio Dá Humanidade) falaram em nome do grupo de pesquisadores.

“É um desafio enorme falar sobre cultura e natureza dentro de tudo que fizemos aqui. Lembramos que esse é um processo de escolhas, mesmo sabendo que a Chapada vai se impondo naturalmente dentro desses limites dos saberes e fazeres encontrados aqui. Temos o privilégio de trabalhar com pessoas muito qualificadas”, pontuou o professor Patrício Melo.

A professora Conceição Lopes, por sua vez, ressaltou que a candidatura é um sonho prestes a ser realizado. “Esse processo tem uma espécie de sonho sonhado em voz alta. A primeira coisa que fizemos para iniciar as pesquisas para o dossiê foi avaliar as possibilidades e as razões. Verificamos que há condições de passar do sonho para realidade e queremos que o Brasil apresente ao mundo uma trajetória da sociedade humana que a Chapada do Araripe traz”, frisou a educadora.

Reunindo a equipe de pesquisadores e bolsistas, o professor Patrício Melo fez o detalhamento das representações culturais da região, incluindo as bandas cabaçais, manifestações de maneiro pau, reisados, quadrilhas juninas, festa do Pau da Bandeira, lapinha e xilogravura de cordel. Ele também traçou ideias para a gestão e manutenção da Chapada do Araripe enquanto patrimônio da humanidade.

A Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), através do programa Rota Cariri, e a parceria da Secretaria da Cultura do Ceará e de instituições como Sistema Fecomércio, Universidade Regional do Cariri (Urca), Geopark Araripe, Cajuína São Geraldo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Confira a programação: https://chapadaculturaldoa.wixsite.com/chapadacultural/programa%C3%A7%C3%A3o

Ascom Secult