Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade é empossado nesta quinta, dia 19

Foto: Augusto Pessoa

O momento acontece durante a Celebração da Renovação da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda

Conhecida por sua beleza e grandeza, a Chapada do Araripe é uma região de riquezas naturais e culturais, de ancestralidades, de tradições e de inovações. Diante de sua representatividade, Governo do Ceará, instituições e sociedade civil constituíram o Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade, que será empossado nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 16h, durante a programação da celebração da Renovação da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. O Comitê foi criado por Decreto 33.341 de 11 de novembro de 2019, com a coordenação executiva da Secult. O evento contará com a presença da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, e do Secretário da Cultura, Fabiano Piúba.

A formação do Comitê é resultado do encaminhamento do I Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, realizado em agosto no Cariri cearense. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), junto a entidades, gestores culturais, artistas, pesquisadores e demais parceiros articularam diferentes ações para garantir que a Chapada do Araripe seja reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Iniciativa da política cultural, o Comitê tem o objetivo de promover, articular, garantir, coordenar e executar programas, projetos e ações em torno da proposta da candidatura da Chapada do Araripe como patrimônio cultural e natural da humanidade pela Unesco. Neste sentido, coloca-se no centro do debate a pesquisa enquanto inovação e difusão dos conhecimentos científicos e técnicos para a promoção da valorização cultural e natural da Chapada do Araripe no Ceará, com ênfase nas narrativas históricas, políticas, artísticas e culturais. A proposta faz parte de uma ação integrada que envolve os três níveis de Governo, Organismos Internacionais, Universidades, Instituições Não Governamentais, Instituições Técnicas Científica e pesquisadores das Unidades Federadas. Assim, a execução da presente ação representa a criação de processos efetivos para o reconhecimento internacional do patrimônio cultural e natural da região da Chapada do Araripe.

Composição do Comitê

É formado por representantes dos seguintes órgãos e instituições: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que o presidirá; Secretaria da Casa Civil do Estado do Ceará; Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema); Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur); Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Sistema Fecomércio do Ceará (SESC/SENAC); Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri; Instituto Cultural do Cariri (ICC); Base Educacional de Ação e Trabalho de Organização Social – Beatos; Centro Pró–Memória de Barbalha Josafá Magalhães; Sistema Estadual de Museus do Ceará e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Além dessa formação, o Grupo Técnico será composto pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, que o coordenará; Universidade Regional do Cariri (URCA); Sistema Fecomércio do Ceará (SESC/SENAC); Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e Instituto Cultural do Cariri (ICC).

A Chapada do Araripe

Foto: Augusto Pessoa

Apresenta-se como um contexto cultural, patrimonial e ambiental, refletido em evidências históricas de natureza oral e material e preservadas em vivências de memória que têm atual experimentação em múltiplas manifestações coletivas de natureza cultural, revelando condições culturais e naturais únicas, capazes de sustentar uma proposta para inscrição como bem na Lista do Património Mundial. As qualidades notáveis deste património cultural e natural multiplicam-se em conteúdos com atributos diversos, mas coesos, com singular potencial  Valor Universal Excepcional (VUE).

O Cariri sempre foi uma passagem singular de povos ancestrais que deixaram como legado uma cultura pujante e plural, ambiente onde a cultura e a biodiversidade formam um quadro de inestimável valor para a humanidade. Em seu território a presença indígena perpetuou-se por meio de pessoas e grupos que cantam, dançam e mantém, através da oralidade, a sabedoria do Homem Kariri.

Os atrativos turísticos do Cariri estão, na sua maioria, relacionados à religiosidade, à natureza exuberante do ambiente serrano da Chapada do Araripe, ao patrimônio histórico-arquitetônico e à cultura popular. Destaque para uma singular floresta de rica fauna, estâncias hidrominerais, grutas e cachoeiras além dos inúmeros fósseis de animais extintos há milhares de anos. Em relação ao patrimônio histórico, podem ser vistos casarios que guardam prestígio e riqueza das cidades da região. Além dessa riqueza histórica, pode-se também ressaltar a importância dos movimentos sociais da história local e, em particular, do movimento messiânico, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma comunidade coletivista que foi considerada um dos mais importantes movimentos sociais do século XX.

Festa da Renovação da Fundação Casa Grande

Foto: Helio Filho

Importante instituição cultural e social da região, a Fundação Casa Grande celebra, no dia 19 de dezembro, a sua já tradicional Festa da Renovação do Coração de Jesus para comemorar 27 anos de criação. A posse do Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade compõe essa programação, confira:

 

DIA 19/12 – QUINTA-FEIRA – NOVA OLINDA – FUNDAÇÃO CASA GRANDE

15h30min – Cortejo dos Grupos de Tradição Popular.

16h  – Posse do Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade

18h – Renovação do Sagrado Coração de Jesus

Local: Sala do Coração de Jesus da Casa Grande

19h – Abertura da Exposição Rosiane Limaverde : uma trajetória marcada por trajes

19h30m – Corte do bolo

20h – Animação Cultural com o trio de Forró Flor do Pequi

 

Fonte: Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade é empossado nesta quinta, dia 19 – Secretaria da Cultura (secult.ce.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.